27 ago Preciso usar o cotonete para limpar a cera dos ouvidos?
Essa é uma das causas mais frequentes de consulta no médico otorrinolaringologista. A cera….. e o cotonete!
A cera, também conhecida como cerume, é uma proteção natural do ouvido. É produzida por glândulas ceruminosas localizadas na porção mais externa do conduto auditivo externo. A utilidade da cera para os ouvidos é principalmente pela lubrificação e proteção que confere aos ouvidos. Ela deixa o pH do ouvido mais ácido, o que diminui a probabilidade de proliferação de bactérias e, logo, de infecções. Nosso ouvido tem, teoricamente, a capacidade de expelir naturalmente a cera aos poucos, de modo imperceptível para a pessoa.
Assim, devido à sua importância, ela NÃO deve ser removida do ouvido, a não ser em algumas circunstâncias específicas, como na suspeita de alguma doença do ouvido; na necessidade de realizar algum exame como audiometria bem como no acúmulo excessivo quando causa incômodo ao paciente. Nessas situações, a remoção deve ser feita pelo MÉDICO!
Algumas pessoas, de fato, têm um acúmulo excessivo de cerume. Uma das causas para isso pode ser o uso frequente de fones de ouvidos, uso de aparelho de audição (que impedem o mecanismo de “auto-limpeza”do ouvido), bem como variações anatômicas do canal dentre outros. Nessa situação o mais indicado é ir ao médico para efetuar a remoção do excesso. O médico por sua vez vai decidir pela opção mais segura e efetiva para a remoção do cerume, que pode ser desde uma lavagem de ouvido, uma aspiração, ou pelo uso de algum instrumento especial (por exemplo, uma cureta de ouvido).
Mas e o cotonete?
O cotonete, que é o nome comercial de um produto da empresa Johnson & Johnson, cujo nome mais correto seria haste flexível, foi criado com o intuito de “limpar” a cera do ouvido. No entanto, o seu uso no orifício externo do conduto auditivo externo não é recomendado pois a remoção da cera sem necessidade pode predispor o ouvido a infecções, assim como seu uso pode tentar aumentar o risco de traumatismos no ouvido, o que pode gerar sangramentos, infecções e até mesmo perda auditiva ( o que são causas frequentes de consulta ao médico otorrinolaringologista).
E o que fazer em casa então?
O ideal seria limpar os ouvidos apenas “por fora”. Isso pode ser feito (sem custos!) com o auxílio do dedo (que nunca vai conseguir adentrar o conduto auditivo externo) e uma toalha. Essa é a forma mais segura de não remover cerume demais e de não causar nenhum problema aos ouvidos.