Quais são as causas de aftas na boca?

Quais são as causas de aftas na boca?

As aftas são lesões superficiais ulceradas, dolorosas, observadas geralmente na mucosa da boca (oral). São bastante comuns na população e podem ter diversas causas.

Existe uma situação bastante frequente em que essas aftas acontecem de forma recorrente sem nenhuma causa aparente. Chamamos isso de Estomatite Aftosa Recorrente (EAR). Acredita-se que nesses casos as aftas ocorram por alguma alteração de ordem imunológica, mas é provável que fatores genéticos também sejam importantes. No entanto, as aftas podem ser precipitadas, por exemplo, por traumatismos locais (como morder a bochecha ou no ato de escovar os dentes) ou por estresse emocional.

Esses pacientes, de tempos em tempos, são acometidos com o surgimento dessas aftas – mais comumente na mucosa labial, do assoalho da boca ou da bochecha – que geralmente se iniciam com uma sensação de queimação ou ardência local em até 1 a 2 dias antes do aparecimento das lesões em si. Aos poucos vai aparecendo uma área avermelhada até progredir para uma ulceração rasa de bordos simétricos. Na maioria das vezes essas aftas são pequenas (menores que um centímetro) e em pouco número, mas isso pode variar. Há pacientes que apresentam aftas maiores (maiores que um centímetro) e em maior número. As aftas costumam cicatrizar de modo espontâneo em poucos dias, mas em casos mais severos, pode levar mais de 2 semanas.

O grande problema para esses pacientes é a dor causada por essas lesões, que pode levar a uma dificuldade importante na alimentação e na higiene bucal e a um prejuízo significativo na qualidade de vida.

O primeiro passo para essas pessoas que sofrem desse problema seria fazer uma avaliação com um médico otorrinolaringologista. Afinal, nem toda afta na boca que ocorre de forma recorrente significa uma EAR. O diagnóstico é clínico sendo fundamental descartar outras doenças que podem ocasionar aftas de forma semelhante à EAR, como por exemplo, doenças infecciosas, auto-imunes, hematológicas ou até mesmo deficiência de ferro ou de algumas vitaminas.

O tratamento vai depender da intensidade dos sintomas. Pode ser utilizado apenas um spray anestésico local ou alguma pomada própria para aplicação na mucosa da boca. Em casos mais severos podem ser necessário o uso de corticoide tópico ou sistêmico. E é claro, evitar os possíveis fatores precipitantes!