Óculos de Frenzel
Os óculos de Frenzel são um dispositivo muito importante para a avaliação do paciente com tonturas ou vertigens. Esse dispositivo nos permite avaliar os movimentos oculares do paciente, em especial o NISTAGMO, que é um tipo de movimento ocular involuntário muito comum de ser encontrado nos pacientes com distúrbios do labirinto (Veja no vídeo abaixo). A avaliação do nistagmo permite que o médico possa diferenciar os diversos tipos de doenças do labirinto.
O nistagmo, na maior parte das vezes, sofre o que chamamos de Efeito Inibidor da Fixação Ocular (EIFO). Para simplificar, isso significa que quando o paciente está de olhos abertos, fixando o olhar em algum ponto fixo, esse nistagmo diminui de intensidade, ou até mesmo desaparece, dificultando muito a sua avaliação. Os óculos de Frenzel possibilitam avaliar o nistagmo com o paciente de olhos vendados e, sendo assim, eliminando o EIFO e facilitando a observação desse movimento ocular.
É importante ressaltar que os óculos de Frenzel fazem parte do exame físico do paciente com tonturas ou vertigens, não sendo considerado um exame complementar. Assim, no caso do paciente com esses sintomas, é recomendado que seja avaliado por um médico especialista em otoneurologia, que além do maior conhecimento das doenças do labirinto, vai poder dispor desse tipo de dispositivo durante a consulta, aumento consideravelmente a chance do diagnóstico correto e do sucesso terapêutico.
Exemplo de nistagmo captado pelos Óculos de Frenzel