O que é Zumbido? Quais são as suas causas?

O que é Zumbido? Quais são as suas causas?

Zumbido é aquela sensação de um som que existe em uma ou nas duas orelhas, ou até mesmo na cabeça, sem a presença de uma fonte sonora externa. É algo que, pelo menos na imensa maioria das vezes, somente o próprio indivíduo consegue perceber.

O zumbido pode ser de diversos tipos. O mais comum que seja do tipo contínuo, geralmente descrito como uma sensação de “apito”, “cigarra” ou de uma “panela de pressão”. Mais raramente ele pode ser de forma pulsátil, como as batidas do coração ou o bater de asas de um inseto ou ainda lembrando uma máquina de escrever.

O zumbido pode ter várias causas, mas na maioria das vezes, principalmente aquele do tipo contínuo, está relacionado a algum grau de perda auditiva ou de aumento da sensibilidade auditiva (hiperacusia). Porém, o zumbido pode ter muitas outras causas, como por exemplo causas musculares, metabólicas, psicológicas, vasculares, neurológicas, dentre outras….. Além disso, é muito comum que haja uma associação de causas para o zumbido do paciente ou a presença de mais de um fator agravante, o que deixa a situação ainda mais complexa.

Outro detalhe é que a intensidade do zumbido não tem relação direta com a gravidade ou o número de causas ou fatores agravantes. Uma pessoa com perda total da audição pode não ter sensação de zumbido, enquanto uma pessoa com perda auditiva leve pode ter um zumbido muito intenso. A maneira como o paciente percebe o zumbido é muito individual e depende de vários fatores. Acredita-se que essa diferença de percepção envolva mecanismos em nível cerebral, devido a associações que existem da área cerebral responsável pela audição com outras áreas cerebrais, como a do sistema límbico, responsável pelas emoções, como demonstrado na figura abaixo.

zumbido-fisiopatologia-2.png

 

(Fonte: Diagrama esquemático do modelo neurofisiológico desenvolvido por Pawell Jastreboff e retirado do artigo:   Onishi ET, Coelho CCB, Oiticica J, Figueiredo RR, Guimaraes RC, Sanchez TG, et al. Tinnitus and sound intolerance: evidence and experience of a Brazilian group. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology Mar 2018, Volume 84 Nº 2 Páginas 135 – 149)

Por isso, é muito importante que o paciente que tenha um zumbido persistente procure um médico otorrinolaringologista, em especial aquele especialista em otoneurologia, para investigar a causa do zumbido. Somente assim será possível definir uma forma de tratamento, e essa deve ser sempre individualizada. Mas isso é assunto para um post futuro =).

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]