O que é surdez súbita?

O que é surdez súbita?

É possível acordar um dia e, de repente, se sentir totalmente surdo? Ou seja, perder a audição simplesmente “do nada”? Sim, infelizmente é possível.

Quando acontece uma sensação súbita de perda de audição, existe uma situação em particular chamada de surdez súbita. Por definição só podemos chamar de surdez súbita quando a pessoa perde a audição de forma razoável (no exame de audiometria, dizemos que isso significa uma perda de pelo menos 30 decibéis em pelo menos três frequências consecutivas) e ao longo de um período de no máximo 72 horas com o exame externo do ouvido (chamado de otoscopia) feito pelo médico com aspecto normal (cerume impactado dentro do ouvido ou uma otite externa não podem ser considerados uma surdez súbita!).

A surdez súbita é algo que ocorre na parte mais interna do ouvido e que nos faz perder a audição, às vezes de forma leve, e por vezes de forma mais severa, sendo muitas vezes acompanhado do surgimento de um zumbido (que às vezes pode afligir o paciente de forma ainda mais intensa que a própria perda de audição). Felizmente, quando acontece, é quase sempre em um ouvido apenas.

Na verdade, a surdez súbita não é uma doença, e sim uma manifestação possível de diversas doenças. Pode ser causada por uma infecção, alguma doença inflamatória, algum evento isquêmico (isto é, por falta de circulação de sangue na orelha interna), por doenças de labirinto como a doença de Ménière ou até mesmo por tumores (isso é raro!).

Na suspeita de surdez súbita, é muito importante que o paciente consiga ser avaliado por um médico otorrinolaringologista com brevidade pois, acredita-se, que nesses casos, há uma maior chance de sucesso se iniciar a medicação de forma precoce (pelo menos em parte dos casos). O tipo de medicação utilizada nesses casos costuma ser os anti-inflamatórios do grupo dos corticóides, mas o tratamento medicamentoso ainda traz controvérsias.

Além disso, seu médico otorrinolaringologista irá solicitar alguns exames para tentar descobrir a causa dessa surdez (o que, infelizmente, nem sempre acontece). Quando identificada, isso facilita o tratamento pois esse pode ser voltado para sua causa.

Quando não se encontra uma causa específica, e a melhora completa não acontece nas primeiras semanas, pode-se tentar o corticoide injetado dentro do tímpano, que é um procedimento relativamente simples feito no próprio consultório do médico otorrinolaringologista com anestesia local. Esse procedimento também pode ser tentado como primeira opção de tratamento a depender do paciente, em especial se houver alguma contra-indicação para o uso de corticoides por via oral.

Como as causas são muito variadas, o prognóstico também varia. Algumas pessoas vão recuperar totalmente a audição (geralmente num prazo de dias a semanas) e outras, infelizmente, podem ficar com algum grau de perda auditiva definitiva =/.