O QUE É “LABIRINTITE”?

Quando conhecemos alguém que sofre com tonturas, vertigens ou perda do equilíbrio corporal costumamos dizer que tal pessoa sofre de “labirintite”. Esse é um termo enraizado já na nossa cultura e disseminado não apenas pelas pessoas em geral, mas também pelos próprios médicos.

 

Mas o que é exatamente “labirintite”?

Etimologicamente, o sufixo “ite” significa inflamação. Então toda tontura seria causada por uma inflamação do labirinto?

Não, certamente existem outras várias explicações para tontura que não uma inflamação do labirinto.

 

Então o termo “labirintite” não existe?

Na verdade existe sim. Há casos em que a tontura pode ser causada por uma inflamação do labirinto, mas esses são relativamente raros.

É preciso entender que ao longo dos anos o termo “labirintite” foi sendo usado de forma INADEQUADA, falando de uma forma genérica para QUALQUER problema de labirinto. Mas na verdade existem DIVERSOS problemas de labirinto, cada um com seu nome, e cada um com seu tratamento.

 

Então, cabe ao médico tentar interpretar se a tontura do paciente é de fato por um problema de labirinto e, se for, tentar descobrir qual exatamente seria esse problema!

 

Tratar a tontura do paciente de forma genérica como uma “labirintite”, sem ter ideia de qual tipo de problema de labirinto está afetando o paciente, costuma ser frustrante e ajuda a disseminar o mito de que “labirintite não tem cura” ou que é necessário usar medicamentos para o resto da vida, algo que na realidade é raramente necessário.

 

Se o paciente for avaliado adequadamente, há uma grande chance de se descobrir a causa de seus sintomas e, consequentemente, curar ou ao menos amenizar as suas tonturas.

Então, se você sofre de “labirintite”, procure um médico especialista no assunto, isso fará uma grande diferença para a melhora dos seus sintomas!